Olga Benário Prestes
Olga Benário Prestes nasceu em Munique (Alemanha), no dia 12 de fevereiro de 1908. Filha de Leo Benário e Eugénie Gutmann Benário, cresceu numa família judia típica de classe média da Baviera. Seu pai, um advogado respeitado na cidade, era filiado ao Partido Social Democrata Alemão. Liberal de idéias avançadas, ele dedicava-se à defesa de causas trabalhistas dos operários de Munique, violentamente atingidos pela crise que devastava a Alemanha nos anos que se seguiram à Primeira Guerra Mundial.
Aos 15 anos, Olga já possuía uma sólida base cultural, pois gostava muito de ler. Na biblioteca do pai, fazia contato com os grandes escritores e poetas alemães. Começou a trabalhar numa livraria. Ao mesmo tempo, sensibilizada pelos problemas sociais que abalavam a Alemanha nos anos 20, aproximou-se da Juventude Comunista, organização política em que passaria a ser militar ativamente. Nesse período, conheceu o jovem dirigente comunista Otto Braun. Com a ajuda dele, passou a estudar as obras dos clássicos do marxismo, consolidando suas convicções revolucionárias.
Aos 16 anos, apaixonada por Otto, Olga sai da casa paterna e, junto com o companheiro, viaja a Berlim, onde ambos, militando na Juventude Comunista, desenvolvem intensa atividade política no bairro operário de Neukölln. Ela se torna então uma militante revolucionária, decidida a dedicar sua vida à luta por uma sociedade mais justa e igualitária. O modelo, para os comunistas da época, era a União Soviética, único país em que a revolução proletária fora vitoriosa e onde a construção do socialismo vinha alcançando inegáveis êxitos.
Onze anos depois, Olga conhece o líder revolucionário gaúcho Luiz Carlos Prestes. Nasce uma das maiores histórias de amor já vistas. No Brasil, grávida, Olga é entregue aos nazistas pelo governo brasileiro (Getúlio Vargas). Teve a filha Anita num campo de concentração e o bebê acabou com a avó paterna – a fim de ser criada no Brasil. Aos 33 anos, acabou confinada em um campo de concentração e assassinada numa câmara de gás.
“Até o último momento manter- me-ei firme e com vontade de viver. Agora vou dormir para ser mais forte amanhã.” OLGA
Nomes: Ana Laura Landa Ignácio
Camila Ferreira de Araújo
Gabriel Naves Rodrigues
Grasielle Miranda Gimenes
Thaynna Fonseca Melo
Série: 1° "A"
Nenhum comentário:
Postar um comentário